Mulheres fazem história conquistando mais lugares do que homens na Universidade de Oxford

2018 continua a garantir sua posição como o ano das mulheres, já que é relatado que a Universidade de Oxford concedeu mais vagas para mulheres do que para homens na primeira vez desde que a faculdade foi criada, há cerca de 800 anos.

De acordo com os dados fornecidos por Ucas (e via The Sunday Times ), no ano passado viu 1.275 graduadas do Reino Unido receberem ofertas de vagas, em comparação com 1.165 homens da mesma idade. Destas, 1.070 mulheres alcançaram as notas para garantir suas vagas, em comparação com 1.025 homens.

As mulheres também receberam mais ofertas para estudar na graduação do que os homens, apesar de menos inscrições para as vagas em comparação com os homens, de acordo com dados publicados pelo órgão de admissão das universidades esta semana.

Alunos Getty Images

Os dados datam de 2010, mas acredita-se que os homens superaram as mulheres desde que a primeira faculdade de Oxford foi fundada em 1249.

As mulheres foram permitidas pela primeira vez na universidade em 1878, quando Lady Margaret Hall foi inaugurada como uma faculdade só para mulheres, e a primeira das faculdades masculinas da universidade admitiu mulheres em 1974.

Oxford indicou sua primeira mulher como vice-reitora, a professora Louise Richardson, no ano passado, e dez das 30 faculdades da universidade têm mulheres como diretores ou chefes.

Enquanto isso, Cambridge - o rival histórico de Oxford - oferecia mais vagas para alunos do sexto ano do que para mulheres, mas apenas por uma pequena margem de 1.440 a 1.405. Mulheres britânicas com mais de 18 anos receberam mais vagas, mas menos aceitaram as ofertas.

Mulheres se formando Getty Images

Oxford foi criticado por seu histórico de admitir estudantes negros britânicos, mas os dados do Ucas revelaram uma pequena melhora. Após um recorde de 435 candidatos de todas as idades, 65 foram oferecidas vagas, em comparação com os 55 candidatos do ano passado.

Os dados de igualdade da Ucas também mostraram uma melhora na admissão de alunos de origens desfavorecidas em universidades seletivas.

A executiva-chefe da Ucas, Clare Marchant, disse: 'Nossos dados mostram, em geral, que as admissões são justas. Candidatos de todas as origens recebem ofertas a taxas que se aproximam da média para candidatos a cursos semelhantes, com notas previstas semelhantes.

'No entanto, esses dados também mostram que, embora continue a haver progresso no aumento da participação, especialmente em universidades com uma tarifa de entrada mais alta, grandes disparidades permanecem entre os grupos que ingressam no ensino superior em geral e em universidades e faculdades individuais.'

História Relacionada História Relacionada