Por que eu tive que parar de malhar para ficar saudável

Acabei de pegar uma caixa em minha casa cheia de meus diários da faculdade e da juventude. Eu me mudei há um ano e não estava disposto a enfrentar os diários até agora por causa de como eles me deixam triste e irritada. Neles, uma jovem tem uma vida maravilhosa: ótima educação, viagens, pais, amigos e relacionamentos. Mas esses são apenas o pano de fundo diante do qual ela fica obcecada por seu ódio por seu corpo.

Nas entradas, analiso repetidamente quantos quilos preciso perder por dia para chegar à minha meta de peso em uma determinada data. Eu sentia que não merecia desfrutar da minha boa sorte a menos que pesasse 135 libras, como os gráficos oficiais de IMC instruíam. Descrições de um ano que passei em Florença, por exemplo, fluem em listas onde inscrevi tudo que comi e todos os exercícios que fiz.

Texto, Escrita à mão, Colorido, Roxo, Retângulo, Lavanda, Paralelo, Produto de papel, Papel, Reflexo,

Uma página do diário que mantive na Itália.

Cortesia Claire Zulkey

Se eu achasse que minha alimentação tinha estragado (o que, de acordo com meus padrões, acontecia a cada dois dias), eu não faria exercícios, e se não tivesse tempo para me exercitar, era uma desculpa para comer qualquer coisa 'ruim' comida que eu poderia colocar em minhas mãos. O exercício era uma atividade da qual apenas pessoas 'boas' participavam, e se eu comia 'mal', não era 'bom' e, se não me exercitava, também não era 'bom', então poderia bem como farra.

Mais tarde, mas ainda nos meus vinte e poucos anos, confessei a um médico de cuidados primários que minha alimentação parecia fora de controle - não que eu não soubesse sobre dieta e exercícios (muito pelo contrário), mas que algo em meu cérebro constantemente me atrapalhava (ou então talvez me faltasse apenas 'força de vontade', uma crítica que muitas vezes me dirigia a mim mesmo). O médico me diagnosticou com transtorno da compulsão alimentar periódica e me encaminhou a um terapeuta que praticava terapia cognitivo-comportamental.

Contrariamente aos meus grandes planos para perda de peso rápida que chocaria todos que me conheciam e faria meus inimigos lamentarem e envergonharem, demos passos de bebê razoáveis, primeiro para reduzir minha compulsão, quebrando algumas das superstições e hábitos estranhos que eu havia formado sobre o anos. Eu deveria comer uma (pequena quantidade) de sorvete todas as noites para superar a ideia de certos alimentos serem 'proibidos'. E, por um tempo, eu deveria parar de me exercitar para poder quebrar as conexões que havia construído entre comida e exercícios.

Conseguir um passe livre para não se exercitar foi tão libertador quanto você pensaria que seria. Até este ponto eu nunca verdadeiramente procurado fazer exercícios, então uma ordem de um médico para não fazer era como pegar uma receita para sair e assistir TV. Descobri que era mais fácil me concentrar em meus objetivos alimentares moderados, também, quando eles eram as únicas 'atribuições' que eu tinha a cada dia.

O experimento durou algumas semanas antes de eu ser trazido de volta à terra e reintroduzido para objetivos de exercícios, desta vez na forma de caminhada. Acertar 10.000 passos em um pedômetro era uma maneira muito mais relaxante de se exercitar do que me preparar para ir à academia, enquanto a parte do meu cérebro voltada para o objetivo respondia bem aos cinco dígitos aparecendo no meu contador de passos grande e idiota (isso foi antes o apogeu do FitBit). Às vezes, no final do dia, se eu pairasse em torno de 9.000 passos, eu andaria pelos corredores do meu prédio para chegar ao meu objetivo.

Aprendi a valorizar a experiência mais do que o tempo ou a distância.

Comecei então a malhar com um personal trainer encorajador e comecei a sentir orgulho em ganhar força, me esforçando, tentando conseguir uma última flexão antes de um minuto terminar. Ela me mostrou como gostar de correr, um exercício que sempre odiei, mas suspeitei que fosse a chave para a perfeição física. Aprendi a valorizar a experiência mais do que o tempo ou a distância. Em seguida, experimentei aulas de treinamento matinal (em letras minúsculas, sem Barry), kickboxing muay thai, vídeos de Jillian Michaels e sessões de dança Werq, colocando-os dentro e fora quando se tornavam inconvenientes. Em vez de me sentir um fracasso cada vez que uma rotina desaparecia, apenas disse a mim mesma que voltaria a ela se e quando fosse a hora certa.

Percebi em algum momento que agora sou uma pessoa que faz exercícios. Eu levo roupas de ginástica para as férias e as uso.

Percebi em algum momento que agora sou uma pessoa que faz exercícios. Eu levo roupas de ginástica para as férias e usar eles. Mas só consegui chegar aqui separando os exercícios da comida. Vou descobrir se o jantar da noite anterior consistiu em uma salada ou três fatias de pizza e alguns Oreos. Vou até malhar depois de tomar uma cerveja.

No final das contas, acabei perdendo cerca de 50 libras; os primeiros 30 eram por serem saudáveis, talvez os últimos 20 fossem mais por vaidade. Eu o coloco de volta a cada uma de minhas gestações e, espero, estou perto de perdê-lo mais uma vez. Eu nunca teria sido capaz de fazer isso em nenhuma dessas vezes se finalmente não tivesse sido capaz de rebaixar o psicodrama que meu peso, alimentação e exercícios exercem em minha mente.

Provavelmente nunca vou pesar 135. Mas estou muito aliviado por ter feito amizade com os exercícios e não ser mais inimigo da comida. Quando eu olhar para os diários desta parte da minha vida, será mais sobre o que eu fiz do que o que eu pesava.