Qual é a diferença entre vegano e vegetariano?

Quer seja por razões éticas, relacionadas à saúde e ambientais, ou simplesmente por prazer, parece que o mundo está finalmente reconhecendo a importância dos estilos de vida vegano e vegetariano.

Com a ajuda, é claro, de celebridades que endossam o veganismo, como Beyoncé e Jay Z.

De acordo com pesquisa realizada pela Ipsos MORI para o Sociedade Vegana em 2017, quase metade de todos os veganos tem entre 15 e 34 anos (42 por cento), com o número de veganos na Grã-Bretanha aumentando em mais de 360 ​​por cento na última década.



Enquanto isso, estima-se que mais de 1,2 milhão de pessoas com mais de 15 anos no Reino Unido agora professam ser vegetarianas.

Em 2017, a comida favorita da hora do almoço a Pret A Manger abriu sua primeira filial 'apenas vegetariana' em Soho, Londres (uma segunda foi aberta na capital em abril vendendo novas opções veganas, como macarrão com queijo e brownies de chocolate), enquanto as vendas de comida vegana em todo o nação subiu 1.500 por cento no ano passado.

No entanto, apesar de sua prevalência na sociedade, para alguns os termos 'vegano' e 'vegetariano' continuam a causar contenção, com confusão sobre o que cada dieta inclui e exclui, o que os diferencia um do outro e quais benefícios para a saúde cada um afirma ter fornecer.

Aqui está o que você precisa saber sobre as tendências alimentares de crescimento mais rápido do mundo:

Diferenças entre veganismo e vegetarianismo

Em essência, o veganismo é uma forma de vida que 'busca excluir, na medida do possível e praticável, todas as formas de exploração e crueldade para com os animais para alimentação, roupa ou qualquer outro propósito', de acordo com a Vegan Society.

Uma dieta vegana é comumente conhecida como uma dieta baseada em vegetais, composta de todas as crianças de frutas, vegetais, nozes, grãos, sementes, feijão e leguminosas. No entanto, exclui todos os produtos lácteos (por exemplo, queijo e leite), ovos ou qualquer outro produto de origem animal - até mesmo o mel, já que se afirma que é colhido pela exploração de abelhas.

Vegan Rex

Da mesma forma, os vegetarianos vivem com uma dieta predominantemente vegetal (também conhecida como dietas sem carne ou sem carne), que inclui o consumo de grãos, leguminosas, nozes, sementes, vegetais, frutas, fungos e algas.

Produtos como carnes, aves, peixes, crustáceos (crustáceos como lagosta, caranguejos e camarões e moluscos como amêijoas, mexilhões e ostras) e insetos são proibidos.

No entanto, as principais diferenças entre veganos e vegetarianos se resumem à escolha de comer ovos, laticínios e mel (todos comumente permitidos pelas diretrizes da dieta vegetariana, mas proibidos nas dietas veganas).

Diferentes tipos de veganos e vegetarianos

Ovo-lactovegetariano : Come tanto laticínios quanto ovos (muitos ovo-lacto-vegetarianos comem apenas ovos caipiras devido a objeções de bem-estar à criação intensiva de galinhas).

Lactovegetariano : Come produtos lácteos, mas não come ovos.

Ovo-vegetariano : Come ovos, mas não come laticínios.

Vegetarianos éticos : Evita carne em deferência ao meio ambiente ou aos animais

Vegetariano nutricional : Evita carne por motivos de saúde.

Vegan : Não come laticínios, ovos ou qualquer outro produto de origem animal.

Raw-vegan : Não come nenhum subproduto animal, bem como qualquer coisa cozida acima de 46 graus Celsius.

Vegan Rex

Considerações sobre estilo de vida vegano e vegetariano

Enquanto a maioria das pessoas considera os termos vegetarianismo e veganismo como afetando os hábitos alimentares, eles também desempenham um papel na escolha de roupas, acessórios, produtos de beleza, produtos de limpeza, remédios e formas de entretenimento de um indivíduo.

Para evitar a exploração de animais, um vegano e vegetariano devoto pode escolher evitar couro, pele, seda, penas, lã, pele de cobra e mohair ou quaisquer produtos químicos que tenham sido testados em animais.

No entanto, embora atualmente todos os medicamentos no Reino Unido sejam testados em animais antes de serem considerados seguros para uso humano, a Vegan Society não recomenda que os veganos evitem medicamentos prescritos por profissionais médicos. Em vez disso, os veganos são aconselhados a consultar um médico de família ou farmacêutico sobre a possibilidade de tomar medicamentos que não contenham produtos de origem animal, como gelatina ou lactose, ou visitar www.medicines.org.uk para pesquisar listas de ingredientes.

A Vegan Society também aponta que os veganos são avessos a apoiar a exploração animal de qualquer forma, então 'evitarão visitar zoológicos ou aquários, ou participar de corridas de cães ou cavalos'.

Considerações de saúde vegana e vegetariana

A deficiência de zinco, ferro, cálcio e proteína é um equívoco comum quando se trata das desvantagens sugeridas de escolher um estilo de vida vegano ou vegetariano, com carne e laticínios comumente reconhecidos como as melhores fontes.

Como resultado, os dois grupos podem escolher alimentos específicos para garantir que suas necessidades nutricionais sejam atendidas, com escolhas alimentares populares, incluindo couve, grãos, nozes e legumes.

Vegan Rex

Eles também podem obter fontes adicionais de proteína de nozes, produtos de soja (tofu, tempeh, missô, leite de soja, edamame), sementes e brotos, grãos (quinua, trigo bulgur) e feijão. Laticínios e ovos também são ótimas fontes de proteína e cálcio (para vegetarianos, não veganos).

Temperos como semente de aipo, endro, papoula e erva-doce e grandes fontes de cálcio, assim como amêndoas de soja, amendoim, tofu, figos, tomates secos ao sol e manteiga de amendoim.

Benefícios para a saúde vegana e vegetariana

As dietas à base de plantas são conhecidas por serem ricas em proteínas, ferro, cálcio, potássio e outras vitaminas e minerais essenciais, que são comumente pobres em gordura saturada e sódio, ricos em fibras e repletos de antioxidantes. Como resultado, sugere-se que as dietas veganas e vegetarianas podem reduzir a probabilidade de obesidade, doenças cardíacas, diabetes e câncer.

Algumas pesquisas descobriram que vegetarianos tendem a ter pressão arterial mais baixa do que os não vegetarianos devido aos alimentos ricos em potássio que ajudam a baixar a pressão arterial. Também foi afirmado que os veganos reduzem o risco de diabetes em 78 por cento em comparação com as pessoas que comem carne diariamente.

Celebridades veganas e vegetarianas famosas

  • Natalie Portman
  • Ellie Goulding
  • Arianna Grande
  • Ellen Page
  • Miley Cyrus
  • Olivia Wilde
  • Jenna Dewan Tatum
  • Kristen Bell
  • Peter Dinklage
  • A $ AP Rocky
  • Brad Pitt
  • Christina Appelgate

    Descubra mais sobre os estilos de vida vegan e vegetariano no Sociedade Vegana e a Sociedade Vegetariana .

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