Nadar em águas frias e abertas pode proporcionar alívio instantâneo da dor, afirma o relatório

Apesar de o quanto odiamos a ideia de entrar em um banho gelado após um treino, ou em uma manhã sombria antes do trabalho, todos nós fomos informados que um jato de água extremamente fria pode trazer alguns benefícios reais à saúde.

Seja melhorando a circulação sanguínea e ajudando a aliviar a depressão ou mantendo a pele e o cabelo saudáveis ​​e fortalecendo a imunidade, os lados positivos de um banho de água fria, - quase - parece valer a pena.

No entanto, pouco sabíamos que um mergulho congelante em água fria ao ar livre pode oferecer uma alternativa aos analgésicos fortes e à fisioterapia para reviver dores intensas.



As notícias vêm depois de uma história detalhada no jornal BMJ Case Reports revela um homem de 28 anos que sofria de dor pós-operatória e descobriu que ela desapareceu totalmente depois de nadar em águas abertas.

Natação Getty Images

O homem, que sofria de rubor facial excessivo e era um triatleta afiado, foi submetido a uma operação (simpatectomia torácica endoscópica) que acabou cortando os nervos desencadeadores dentro de seu peito.

A cirurgia correu bem, mas ele sofreu de dores fortes e persistentes, o que lhe causou uma 'grande angústia', relata o BBC .

Infelizmente para o esportista, os tratamentos convencionais faziam pouca diferença para sua dor, enquanto os exercícios e os movimentos fisioterapêuticos a pioravam.

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Para tirar sua mente da dor, ele decidiu nadar em águas abertas por cerca de um minuto antes que pudesse chegar a algum lugar para escalar com segurança de volta à praia.

'Uma vez na água, tive a visão de túnel - pela primeira vez em meses, esqueci completamente da dor ou do medo de pontadas no peito se me mexesse', revelou ele.

O homem anônimo revelou que começou a aproveitar as temperaturas amenas e se sentiu livre da dor.

“Quando saí da água, percebi que a dor neuropática havia sumido. Não pude acreditar ', acrescentou.

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Embora seja bem conhecido que os banhos em água fria ajudam a aliviar as lesões na medicina esportiva, os médicos não conseguem entender por que a natação em água fria curou especificamente a dor desse homem.

Os autores do relatório alertam que a natação em água fria não é para todos e que acarreta um risco significativo de hipotermia e levando o corpo a uma resposta aguda de choque frio que pode afetar os músculos do braço.

No entanto, embora evidências substanciais e pesquisas completas ainda sejam necessárias, um mergulho em água fria poderia ser uma alternativa adequada aos analgésicos para alguns pacientes.

De acordo com NHS Choices , aqui está o que você precisa saber antes de tentar nadar em água fria.

Se você não está acostumado a nadar em água fria:

  • use uma roupa de mergulho para qualquer coisa além de um mergulho rápido
  • não pule na água fria - vá devagar
  • nade perto da costa
  • leve roupas quentes para vestir depois - mesmo no verão você vai sentir mais frio quando sair
  • tome cuidado extra com reservatórios, que são mais profundos e frios do que lagos e rios
    Natação selvagem Rex

    Tremores e ranger de dentes são os primeiros sintomas da hipotermia. Se isso acontecer, saia da água e se aqueça.

    Aqui estão alguns dos melhores destinos de natação selvagem do Reino Unido:

    1. Pedreira Goldiggins, Minions, Bodmin Moor, Cornwall
    2. River Dart, Staverton, Devon
    3. River Waveney, Bungay, Suffolk
    4. Kailpot Crag, Ullswater, Lake District
    5. Lower Ddwli Falls, Waterfall Woods, Brecon Beacons

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