Ela está apaixonada por um homem esquizofrênico

Um de nossos leitores nos escreveu com um problema que o incomoda há um tempo. Ele declarou seu caso assim:

Ela é uma estudante universitária de 21 anos na Índia, em um dilema. Eu a conheço através de uma comunidade on-line onde discutimos o comportamento humano.

Ela é apaixonada por um professor sênior que fazia parte do programa de mestrado dela e agora está em contato com ele on-line e conversando sobre vários tópicos de interesse mútuo. Esse homem tem quase 40 anos e é um esquizofrênico que precisa contar com antipsicóticos para continuar, como ele próprio admite. Minha preocupação por ela é que ela pode se apegar demais de uma maneira que pode até se tornar responsável por qualquer conseqüência trágica em que ele possa acabar por causa de seu estado mental.

Ela está totalmente apaixonada por ele e acha extremamente difícil se afastar do relacionamento, apesar de termos discutido sua situação e possíveis riscos.

Essa jovem é oriunda de uma casta OBC muito conservadora, cujas expectativas e práticas desafiam totalmente sua maneira de pensar e a independência que ela busca na vida como ser humano educado. Seus pais estão em constante conflito. Ela sabe que não terá escolha a não ser se casar com o homem que seu pai escolher para ela. Ela sente que está presa em uma gaiola e a única esperança que ela pode ter na vida é conseguir seu doutorado, se puder, o mais rápido possível, o que poderá lhe proporcionar uma pequena janela para escapar dessa situação.

Quais são os riscos de ter um relacionamento com alguém com esquizofrenia? Como ela pode lidar melhor com eles e com o restante de seus problemas?

Quero aconselhar a jovem de maneira prática e realista.

Eu tenho duas opiniões sobre esse assunto. Espero que, ao revisar essas duas, você possa tomar uma decisão melhor por si mesmo. Então, sim, a esquizofrenia é uma situação difícil de lidar, em si mesmo e nas pessoas que amamos.

No entanto, nem todos os tipos de esquizofrenia estão fora de controle e são perigosos.

Há muito estigma na sociedade em relação a namorar alguém com uma condição mental. A maior parte desse estigma decorre da pura ignorância sobre a saúde mental em geral e essa condição em particular, mas também é preciso lembrar que parte desse estigma também decorre das experiências vividas de pessoas com condições mentais graves, como esquizofrenia ou das experiências de aqueles que viveram com pessoas com grandes problemas psicológicos. Portanto, sem ter analisado esse senhor em particular, retirei comentários pessoais sobre ele, mas direi que nem todas as pessoas esquizofrênicas são impossíveis de namorar e conviver, especialmente se elas mesmas se comprometerem a fazer o que pode ser feito. para melhorar sua condição.

Consulte um de nossos conselheiros, na seção Aconselhamento.

No entanto, para entrar em uma situação romântica como essa, é preciso ter clareza sobre os motivos e as habilidades necessárias para aprender sobre essa situação única da qual você escolhe fazer parte. Só o amor pode não ser capaz de sustentar a companhia sem estar equipado com habilidades únicas necessárias para lidar com essa pessoa em particular. Isso é verdade para qualquer relacionamento. Para as quais você terá que ter conversas longas e francas sobre o assunto com a pessoa e com um conselheiro também.

É importante que as pessoas entendam a diferença entre machucar ativamente outras pessoas e outras pessoas serem feridas pelo que estão fazendo na vida e com suas próprias vidas. O último não é de sua responsabilidade.

Agora, no que diz respeito à questão da família, ela teria que mostrar coragem para traçar seu próprio caminho. Eu sei que é mais fácil falar do que fazer, mas é importante que eu diga e que ela faça. Seria um caminho difícil de seguir e tornar sua vida inconveniente; no entanto, a liberdade de ser tem um preço. Ela teria que lutar com vontade de agradar a todos ao seu redor.

Agora, casar ou entrar em um relacionamento com um homem com o dobro da sua idade, que está lutando com a esquizofrenia, é uma questão à parte, se alguém deve defender sua própria vida e as escolhas que está fazendo nela. Se necessário, eu pessoalmente nem evitaria a ajuda legal para fazer o que queria. Dito isto, com toda a luta para obter independência da minha vida, eu ainda não abandonaria a racionalidade e tomaria decisões precipitadas

Minha esposa é cleptomaníaca e não aceita sua doença

O amor supera qualquer desvantagem