É difícil de acreditar, mas o amor entre Shiva e Sati ainda é relevante hoje

O mito de Shiva e Sati é contado em diferentes Puranas, como o Shiva Purana, o Bhagavata Purana e o Kalika Purana. Enquanto cada purana oferece uma versão ligeiramente diferente, a maioria de nós está familiarizada com a história.

Sati é dedicado a Shiva

Daksha Prajapati é um dos Brahmas filhos, que é responsável por povoar a terra. Ele tem 62 filhas, que são entregues a diferentes deuses e sábios em casamento para esse mesmo propósito. Sati é Adi Parashakti - a personificação da energia cósmica feminina - que nasceu de Daksha e sua esposa, Prasuti. Ela é, portanto, também chamada Dakshayani. Desde a infância, Sati é dedicado a Shiva e não consegue pensar em outro homem para se casar. Ela é persistente em suas devoções, mesmo quando floresce em uma bela jovem. Daksha tenta apresentar o melhor dos príncipes e deuses como pretendentes a ela, mas Sati é inflexível. Ela chega ao ponto de abandonar todos os confortos palacianos de seu pai e se transforma em um yogini para apaziguar o asceta Shiva. Eventualmente, Shiva fica satisfeito com sua tapasya e concorda em se casar com ela.

Leitura relacionada: Quando o Senhor Krishna ensinou Arjuna a escolher o amor em vez da vaidade

Quando uma Sati exultante retorna à casa de seu pai, ela acha Daksha ainda infeliz com a escolha de um noivo.

Ele não consegue entender ou aprovar um eremita errante e manchado de cinza, que freqüenta áreas de cremação e mantém os mais humildes da companhia.

No entanto, Daksha é forçado a concordar com a partida quando o próprio Brahma intervém e o casamento é realizado com muita pompa.

Quando o orgulho é ferido

Shiva e Sati vão a Kailasha e desfrutam de felicidade conjugal completa por muitos anos, até um dia em que Sati ouve um grande sacrifício que seu pai está prestes a organizar. Ela está profundamente magoada que ela marido não foi convidada e, apesar dos protestos de Shiva, decide confrontar seu pai. No local do Daksha Yagna, quando Sati exige saber o motivo da exclusão proposital de Shiva, Daksha dá a ela um brinco e insulta Shiva e seus modos rudes publicamente. A humilhação é demais para Sati suportar e, com grande raiva e tristeza, ela se imola e se torna o primeiro sati.

Fonte da imagem

Quando Shiva ouve a grande tragédia, ele desencadeia a fúria de Veerabhadra e seus ganas, que destroem e contaminam o yagna. Então ele pega o cadáver carbonizado de Sati e percorre os três mundos enlouquecidos pela dor. Com o mundo à beira da destruição, Vishnu usa seu chakra para cortar o cadáver de Sati, de modo a permitir que Shiva se solte e retorne aos seus sentidos. As partes do corpo de Sati caem na terra e se tornam os Shaktipeethas; Shiva é acalmado e reconciliado com Daksha. Ele substitui a cabeça cortada do sogro por uma cabeça de carneiro, o yagna é devidamente concluído e a ordem é restaurada no mundo.

O conto holístico de Shiva e Sati é relevante ainda hoje

Como a maioria das histórias mitológicas, esse mito do casal primitivo é coberto de significado. Entre outras coisas, vemos algumas personalidades e relacionamentos arquetípicos, que são facilmente encontrados no mundo ao nosso redor.

Daksha Prajapati como filho de Brahma representa o patriarca, que é um defensor da convenção - essencialmente o khadoos baap de filmes hindi. Sati é a princesa mimada e, como a heroína Yashraj de outrora, representa tudo o que é bom e bonito. Mas a garota rica se apaixona por não apenas um garoto pobre, mas um que é desviante de todas as maneiras possíveis.

Que rei / pai permitiria que sua querida princesa / filha se casasse com um mendigo que fuma maconha?

Mas o amor é amor e as rebeliões ocorrem, incluindo a saída de casa e o casamento, apesar da desaprovação.

O pai relutante aparece, mas não completamente. Ele aproveita a primeira oportunidade para mostrar quem é o chefe, mas as consequências são desastrosas.

Daksha, Sati e Shiva estão muito distantes um do outro em termos de personalidades e, conseqüentemente, se chocam quando se reúnem. Daksha representa orgulho na convenção e na ordem das coisas. Sati é o princípio criativo, enquanto Shiva está no extremo oposto do espectro com o poder da dissolução. Juntos, eles são como yin e yang isso deve se unir para que as rodas da criação sejam acionadas.

Orgulho deve morrer

Quando Daksha joga esporte estragado e Shakti diminui, a potência destrutiva de Shiva é justamente liberada. Além disso, o corte da cabeça de Daksha é simbólico da aniquilação de orgulho . A reconciliação de visões de mundo aparentemente opostas só é possível quando o ego é removido. Aliás, Sati ou Shakti também é equiparado a Maya - a força ilusória da natureza. Daksha como o senhor (pai) de Maya tem seu ego facilmente amarrado, embora não tenha esse efeito sobre o yogi desapegado, que é Shiva. O amor entre personalidades absolutamente contrastantes, embora possível, é difícil, mais ainda dentro de uma estrutura social convencional. Para que esse relacionamento funcione, é preciso remover o ego, ou ele é incendiado.

Por que a decisão de Gandhari de vender-se estava errada

Você já ouviu falar de um templo onde a menstruação é adorada?

História de amor antiga: Lapita, encontrou o amor e perdeu-o também