Eu flerto mesmo sendo casado ... Isso é errado?

Não é como se meu marido e eu tivéssemos feito regras rígidas e rápidas sobre flertar quando nos casamos. Somos adultos que gostam da ideia de independência e igualdade, e vivemos uma vida plena, com pouco tempo para revisar ou restabelecer a confiança que já, presumivelmente, existe. Mas quando saio à noite para eventos de trabalho ou fico acordado até tarde atualizando a correspondência no Facebook, as regras ficam confusas. O que exatamente é jogo limpo quando outra pessoa inicia o flerte? Quando o cara da pós-graduação me mandou uma mensagem dizendo que gostou da minha foto de perfil? Devo beber a cerveja comprada por um admirador, embora inicialmente tenha recusado a oferta?

Quando eu era solteiro, todas essas circunstâncias estavam sujeitas a respostas caprichosas. Normalmente eu diria sim para a cerveja e agradeceria ao elogio online. Eu flertaria com quem eu quisesse se me sentisse um impulso para o ego, às vezes até mesmo com homens casados, se eles fossem iniciados. Eu me senti sem defeito. Mas agora, pelo prisma do casamento, esses caprichos não estão mais ligados a consequências pessoais, como uma ressaca horrível. Esses caprichos carregam fios de traição, especialmente porque os mantenho em segredo.

Muitos amigos com quem conversei se encontram em situações semelhantes com amizades nas redes sociais.

Para ser justo, só tenho alguns. O barista corpulento e vestindo bandana da cafeteria, que é tão jovem que não sabe quantos anos eu tenho, encharca-me com seu sorriso de Ohio e elogios de uma linha toda vez que peço um chá de camomila: como ele gosta do meu colar , minha camiseta, meu cachorro, meus olhos. Mesmo nos dias em que não consigo mais do que moletom e brilho labial, ele pergunta se eu quero 'o normal'. Sim, por favor, digo, sabendo que ele está falando sobre a bebida de chá que inventou para mim: camomila, mel, baunilha, lavanda e só uma gota de limão. Eu me pergunto, enquanto ele faz a bebida, se outras mulheres em meu lugar se sentiriam mais conflitantes sobre ter tanto prazer nas atenções de um barista fofo do que eu. Se talvez eu devesse me sentir pior do que estou. E, especialmente, eu me pergunto se eu pudesse ir um pouco mais longe.

Muitos amigos com quem conversei se encontram em situações semelhantes com amizades de mídia social, onde as linhas são tão confusas entre 'conectar' e 'flertar' que uma certa intimidade é esperada. Médiuns como Tinder prosperam com esse tipo de intimidade - uma amiga minha conheceu seu noivo lá. Ao passo que ceder ao desejo de verificar o perfil do cara que fugiu - e depois de fazer amizade, seguir e flertar com ele, como uma cliente minha me confessou que o fazia regularmente - nunca foi mais possível ou menos tabu. Quando a proximidade humana está tão disponível e também traz consigo o conforto da nostalgia, um futuro de fantasia e uma ruptura com a realidade, dá trabalho negá-la.

Há algo tão estranho em ser uma mulher casada que não precisa mais solicitar validação de outros homens, mas que aceita a oferta de qualquer maneira.

Eu sei que esse flerte na cafeteria é inócuo; Nunca dei ao barista meu número, nem mesmo meu nome. Mas há outras situações que parecem simplesmente acontecer: o cara da série de leitura literária, que me parou no caminho para o banheiro feminino para me cumprimentar pelos sapatos, e depois pela aliança de casamento, e então, desde que fiquei por conversa, sobre meu nome e nacionalidade (acho que a palavra 'exótico' pode até ter surgido). Ou o outro cara, o colega de fora que, também casado e com um filho, fica me convidando para um retiro de ioga - sem nossos cônjuges ou filhos. Se eu não tomar cuidado, vários flertes semelhantes e mais carregados podem surgir todas as semanas. E embora eu sempre os interrompa, sei que em algum nível eles atendem a uma necessidade que pensei ter me convencido de que não existe mais.

Há algo tão estranho em ser uma mulher casada que não precisa mais solicitar atenção ou validação de outros homens, mas que aceita a oferta de qualquer maneira. O que isso me torna? Um buscador de atenção? Um viciado em intimidade? Ou alguém que simplesmente não consegue quebrar um velho hábito? Se eu fosse uma mulher solteira, isso apenas me faria uma mulher solteira. Mas porque sou casado, as consequências ficam comigo e, com o tempo, começo a vê-las quando me olho no espelho.

Moral à parte, atrair atenções vãs de que não preciso realmente me distrai do que meu casamento floresce: Presença. Consciência. Flexibilidade. É como usar muitos acessórios em um vestidinho preto simples. A beleza primária se perde. Tomei conhecimento desse comportamento quando, uma semana, compartimentalizei vários incidentes: um convite de um amigo músico de fora da cidade para ir vê-lo tocar em Chicago, um pedido de Skype com uma antiga paixão e uma tentativa de pick up no Academia. Talvez porque as coisas pareciam acontecer em três, eu cheguei a um ponto de ruptura. Contei ao meu marido uma versão rápida de cada incidente, considerando-os doces, irritantes ou peculiares. 'Os homens vão continuar tentando', foi sua resposta encolhendo os ombros. A generosidade por trás do comentário, bem como a falta de julgamento ou ciúme de minha participação, me trouxe um enorme alívio.

Ser limpo me ajudou a me afastar desse comportamento. Posso sentir quando estou prestes a desencadear uma interação e posso evitar a tentação de responder. É outro tipo de consciência, como visão noturna. Mas também sei que se eu responder, não é o fim do mundo, ou o fim do meu casamento. Na maior parte, posso dizer que a maturidade e a prática de bons limites tornaram o impulso de flertar mais fácil de controlar. Eu cresci com a necessidade de conexão, ou talvez a necessidade esteja sendo satisfeita de outras maneiras. Mas às vezes, o desejo ainda surge, ou uma oportunidade surge em meu caminho, e vejo o que é: um velho hábito que está morrendo difícil.