Tudo o que sabemos sobre Kim Wall, a jornalista sueca que desapareceu

O desaparecimento de um jornalista sueco que desapareceu após embarcar no submarino de um inventor dinamarquês sofreu uma reviravolta notavelmente mais triste ontem.

Na segunda-feira, foi noticiado que a polícia dinamarquesa havia identificado um torso feminino sem cabeça e, na manhã de ontem, confirmou que pertencia a Kim Wall, a jornalista desaparecida.

Wall, 30, estava desaparecido desde 10 de agosto. Ela morava em Nova York e Pequim, disse sua família, e havia escrito para O jornal New York Times , O guardião , a South China Morning Post e Vice Revista, entre outras publicações.

Ela estava pesquisando um artigo sobre Peter Madsen, um inventor dinamarquês que construiu seu submarino particular de 40 toneladas, UC3 Nautilus, por meio de crowdfunding em 2008.

Wall encontrou Madsen em sua doca de submarinos em Copenhague por volta das 19h e ela embarcou no Nautilus. A última foto da dupla a bordo foi tirada às 20h30 por um homem em um navio de cruzeiro, pouco antes do pôr do sol.

Kim Wall, a jornalista encontrada morta em Copenhague Kim Wall

Mas essa foi a última vez que Wall foi vista. Seu namorado relatou seu desaparecimento às 2h30 da manhã seguinte, depois que ela não voltou para casa.

Uma operação de resgate foi montada com medo de que o submarino, que não estava equipado com dispositivos de rastreamento, possa ter entrado em dificuldades no curto canal entre Copenhague e a Suécia.

Um navio mercante alegou ter chegado a 30 m do submarino a apenas milhas de onde partiu à meia-noite e um farol teve avistamento confirmado do submarino às 10h30.

Mas o que aconteceu com o jornalista sueco nas horas antes de o submarino ser localizado na manhã seguinte ainda não está claro. Como se passariam 13 dias antes de sua morte ser confirmada, as grandes questões ainda permanecem.

Madsen foi acusado de homicídio culposo na semana passada.

Inicialmente, ele deu uma declaração afirmando ter deixado Wall off em uma área remota da costa, pouco tempo depois de tê-la buscado.

Mas o dono do restaurante Bo Petersen disse que a área estava bem coberta pelo CCTV e ele entregou o vídeo à polícia, com as fitas aparentemente não mostrando nenhum sinal de Wall sendo depositado na costa.

A filmagem não foi divulgada, então não sabemos exatamente o que mostra nela, mas a polícia disse, após uma audiência em 12 de agosto, que Madsen havia feito um novo relato dos eventos.

Ele então disse em uma audiência que Wall havia morrido em um acidente e que ele a havia 'enterrado' no mar.

A conta atualizada de Madsen parecia levantar mais perguntas do que respostas: Se houve um acidente, por que ele não chamou a polícia? E por que ele não traria seu corpo para a costa?

Na segunda-feira, um ciclista passando à beira da água a sudoeste da ilha de Amager descobriu um torso sem cabeça, braços e pernas.

Dois dias depois, a polícia disse que o DNA retirado da escova de dentes e de cabelo de Wall corresponde aos restos mortais.

'Também encontramos sangue no submarino e há uma correspondência', disse o oficial Moeller Jensen.

A polícia disse que um pedaço de metal foi preso ao seu corpo 'provavelmente com o propósito de fazê-lo afundar', e os ferimentos que ela sofreu parecem sugerir que o ar foi expulso de seu corpo.

O jornalista sueco Kim Wall está ao lado de um homem na torre do submarino particular Getty Images

O advogado de defesa de Madsen disse que seu cliente ainda afirma que não matou Wall e que a descoberta de seu torso não significa que ele é culpado.

'Isso não muda a explicação do meu cliente de que um acidente aconteceu', disse Betina Hald Engmark ao tablóide dinamarquês BT, acrescentando 'não importa o que aconteça, achamos muito positivo que ela tenha sido encontrada agora.'

De acordo com sua amiga e colega jornalista Victoria Greve, escrevendo no diário sueco Expressen , Wall assinou um contrato de aluguel de um apartamento em Pequim.

“Há uma ironia sombria em Kim, que viajou para a Coreia do Norte e fez reportagens no Haiti, deveria desaparecer na Dinamarca”, escreveu ela. “Talvez isso fale sobre a vulnerabilidade das jornalistas freelance. Para trabalhar sozinho e fazer tudo. Kim pode fotografar e filmar como complemento dos textos. '

A família de Wall disse que ela havia trabalhado em muitos lugares perigosos como jornalista e era inimaginável 'algo poderia acontecer ... a apenas alguns quilômetros da casa de sua infância'.

Muitos jornalistas, no entanto, criticaram a forma como a mídia divulgou a história.

o New York Times e Radio 4 comparou a morte de Wall com a série policial de TV The Bridge, na qual 'a primeira temporada daquele programa começa com a descoberta de um corpo feminino mutilado'.

Este conteúdo é importado do Twitter. Você pode encontrar o mesmo conteúdo em outro formato ou pode encontrar mais informações em seu site. Este conteúdo é importado do Twitter. Você pode encontrar o mesmo conteúdo em outro formato ou pode encontrar mais informações em seu site.

Embora muitos tenham apontado corretamente que esta não é uma 'história maluca de interesse humano', uma jornalista foi encontrada morta.

A polícia de Copenhague está pedindo às pessoas que já viajaram com Madsen que expliquem o que está acontecendo nessas viagens.

Em um e-mail para a Associated Press, a família de Wall disse que recebeu a confirmação de sua morte 'com tristeza e consternação sem limites', acrescentando 'que a tragédia atingiu não apenas nós e outras famílias, mas amigos e colegas em todo o mundo'.

Reportagem adicional da Associated Press

História Relacionada História Relacionada Este conteúdo é criado e mantido por terceiros e importado para esta página para ajudar os usuários a fornecerem seus endereços de e-mail. Você pode encontrar mais informações sobre este e outros conteúdos semelhantes em piano.io