Emmy Awards 2021: Anya Taylor-Joy 'inspirou uma geração' de garotas, mas e a rainha do xadrez da vida real?

Anya Taylor-Joy - que nos surpreendeu como uma jovem extraordinária do xadrez na série de sucesso da Netflix O Gambito da Rainha - foi agradecido por trazer 'sexy de volta ao xadrez' no Emmy Awards 2021.

Ao vencer a Outstanding Limited Series, o produtor executivo do programa, William Horberg, disse a Taylor-Joy: 'Você inspirou uma geração inteira de meninas e mulheres jovens a perceber que o patriarcado não tem defesa contra nossas rainhas.'

O show certamente trouxe mais mulheres para o jogo, e embora todos nós amemos a série e Taylor-Joy por seu retrato de uma jovem poderosa atravessando um espaço dominado por homens - e parecendo incrivelmente estilosa ao fazê-lo - nem todos acham que a série foi honesta.

anya taylorjoy queens gambit Rich FuryGetty Images

Na semana passada, surgiu um campeão de xadrez soviético que teve seu nome verificado na final sente que ela foi falsamente retratada e agora está processando a Netflix.

Nona Gaprindashvili, agora com 80 anos, era uma jogadora de nível mundial e a primeira mulher a receber o título de Grande Mestre Internacional da Federação Internacional de Xadrez em 1978.

Gaprindashvili acredita ela foi quem inspirou gerações de meninas, mas que sua história foi apagada em O Gambito da Rainha .

No final da série, um personagem diz: 'Elizabeth Harmon não é uma jogadora importante para seus padrões. A única coisa incomum sobre ela, realmente, é seu sexo. E mesmo isso não é único na Rússia. Lá está Nona Gaprindashvili, mas ela é a campeã mundial feminina e nunca enfrentou homens. '

A campeã enfrentou dezenas de homens ao longo de sua carreira - 59, de acordo com o processo.

Gaprindashvili está processando a Netflix por US $ 5 milhões, alegando que a afirmação é 'grosseiramente sexista e depreciativa'.

não gaprindashvili

Nona Gaprindashvili

Stanley ShermanGetty Images

Ela disse a New York Times em uma entrevista : 'Eles estavam tentando fazer esse personagem fictício que estava abrindo caminho para outras mulheres, quando na realidade eu já tinha desbravado o caminho e inspirado gerações. Essa é a ironia. '