COVID-19 está tornando a cibercondria de todos piores

Cerca de dois meses atrás, meu pai começou a sentir uma série de sintomas neurológicos estranhos. Ele regularmente sentia a dor irradiar para cima e para baixo em seu braço direito e, ocasionalmente, em seu pescoço e mandíbula. Às vezes, seus dedos da mão direita formigavam ou entorpeciam. A dor nos nervos era tão desconfortável que ele precisava tomar analgésicos de venda livre duas vezes ao dia e uma vez antes de dormir para poder dormir. Isto continuou durante semanas.

Sempre o médico (ele é um cirurgião oral aposentado), meu pai acompanhou seus sintomas de perto e acredita que eles se originaram de uma picada de aranha que ele recebeu enquanto fazia flexões no porão.

Depois que ele me mostrou uma foto de seu ombro vermelho brilhante onde ele sentiu a mordida, eu imediatamente mergulhei em uma pesquisa exaustiva na internet sobre toxinas, sintomas e tratamentos de picadas de aranha. Eu sou um jornalista científico e este tipo de investigação não está fora do normal para mim, mas por alguns momentos fugazes meu cérebro ansioso assumiu: E se isso estiver de alguma forma relacionado ao COVID-19? Eu pensei. Quando comecei a pesquisar dores nervosas e coronavírus no Google e ver correlações que esperava não ver, eu sabia que havia chegado ao território cibercondria.



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Cybercondria - ansiedade alimentada por vasculhar a internet em busca de pistas sobre possíveis problemas de saúde - existe desde pelo menos o dia em que o WebMD foi lançado em 1996. Mas esta pandemia sem precedentes causou um aumento notável nos casos, de acordo com um estudo recente .

A constante ameaça à saúde, junto com todas as informações que mudam rapidamente em torno dela, é um terreno fértil para esse tipo de hipocondria e atinge com mais força as pessoas com ansiedade pela saúde.

Qualquer pessoa que tem ansiedade ou vulnerabilidade para responder de forma excessivamente ansiosa pode estar vulnerável a preocupações sobre o que está acontecendo agora, diz o Dr. Michael Mayer, diretor e cofundador do The Reed Center, especializado em terapia cognitivo-comportamental (TCC) como tratamento para transtornos relacionados à ansiedade.

Psiquiatras como Mayer também estão percebendo que a cibercondria agora está se manifestando em pessoas que nunca tiveram um histórico de ansiedade. Nós vimos [pessoas] que não manifestaram ansiedades de nenhuma forma problemática, estão, em alguns casos, agora experimentando isso, e eu acho que [é] porque há muitas informações por aí que são meio confusas.

Psiquiatras como Mayer também estão percebendo que a cibercondria agora está se manifestando em pessoas que nunca tiveram um histórico de ansiedade.

As informações sobre o novo coronavírus mudam diariamente. Embora isso seja compreensível para um vírus sobre o qual a comunidade médica sabe tão pouco, a falta de informações estáveis ​​e concretas é suficiente para abalar até mesmo as mentes mais calmas.

É natural querer tentar obter algum controle em um ambiente tão imprevisível, desenterrando o máximo de informações possível, mesmo que essas informações sirvam apenas para alertá-lo ainda mais. E quanto mais as pessoas consomem excessivamente mídia relacionada a vírus, mais sua ansiedade afeta seu dia a dia, confirmou o estudo.

A cibercondria se reduz a um transtorno compulsivo, de acordo com Maher. A compulsão é uma resposta destinada a reduzir o medo ou a ansiedade, embora muitas vezes resulte na intensificação desses sentimentos.

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Como qualquer compulsão ou vício, pode ser difícil restringir o comportamento, especialmente se você acredita que está ganhando algo com isso. No caso da pandemia, por exemplo, você pode estar incitando a ansiedade, mas também pode estar recebendo algumas informações importantes que podem ajudar a mantê-lo seguro, tornando mais fácil justificar a compulsão.

Mas, como qualquer defensor da TCC lhe dirá, esse ciclo vicioso pode ser quebrado. Tudo o que precisamos é uma pequena reconfiguração do cérebro.

A CBT ensina as pessoas a reconhecer a relação entre seus pensamentos, sentimentos e comportamentos, diz a Dra. Stacia Casillo, diretora do Ross Center em Nova York. Ajuda-os a compreender que não é a situação em si que causa a sua ansiedade; em vez disso, é como eles interpretam e respondem a uma situação que contribui para seus sentimentos negativos.

Um terapeuta pode empregar a TCC avaliando o ciclo de ansiedade do cliente, como Casillo o chama. O cliente e o terapeuta criam uma conceitualização dos pensamentos, sentimentos e comportamentos típicos de sua reação de ansiedade e dos pensamentos e comportamentos que mantêm esse ciclo em andamento. Um plano de tratamento consistiria em fornecer psicoeducação sobre ansiedade de saúde, ensinar habilidades para desafiar o pensamento ansioso, substituir comportamentos de enfrentamento mal-adaptativos por habilidades de enfrentamento saudáveis ​​e promover tolerância ao sofrimento e aceitação do que eles fazem e não têm controle.

É natural querer tentar obter algum controle em um ambiente tão imprevisível, desenterrando o máximo de informações possível, mesmo que essas informações sirvam apenas para alertá-lo ainda mais.

Médicos como Casillo e Mayer tiveram muito sucesso ao usar a TCC para tratar pacientes com cibercondria e vários outros problemas de saúde. Mas e as pessoas que não podem pagar um terapeuta ou não têm seguro? UMA estudo recente publicado no Journal of Psychiatric Disorders sugere uma forma alternativa de TCC que não envolve terapia tradicional e pode ser tão - senão mais - bem-sucedida no tratamento de cibercondria.

iCBT, ou internet CBT, é um programa online de CBT projetado para dar a você todas as mesmas lições e ferramentas que você pode ganhar trabalhando individualmente com um terapeuta treinado em CBT. O estudo olhou para O Curso de Ansiedade em Saúde , que é uma ferramenta de pesquisa do Clínica Virtual, um centro de pesquisa em saúde mental com sede na Austrália.

O curso é composto de 6 aulas realizadas ao longo de 12 semanas e ensina habilidades, incluindo desafios de padrões de pensamento negativo sobre sintomas corporais, exposição a situações e sensações de medo e estratégias comportamentais para reduzir a busca na Internet. Ele ainda oferece um plano de aula sobre por que notícias de saúde menos precisas e alarmistas costumam aparecer em primeiro lugar nas pesquisas do Google (dica: otimização de mecanismos de pesquisa).

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No final do estudo, os pesquisadores descobriram que aqueles que participaram do curso iCBT mostraram uma redução significativamente maior na cibercondria do que o grupo de controle que recebeu panfletos de psicoeducação, monitoramento periódico e suporte opcional de um clínico.

Isso não quer dizer que o tratamento tradicional de TCC não seja tão benéfico. A versão iCBT pode ter sido eficaz neste caso simplesmente porque foi uma experiência mais guiada. O que está claro, porém, é o quão útil a TCC pode ser para qualquer pessoa com cibercondria ou ansiedade de saúde neste momento.

Se você se viu incapaz de desviar o olhar do New York Times Mapa de acompanhamento de caso, abaixo estão algumas técnicas de enfrentamento de CBT que podem ser úteis para você.

Limite sua pesquisa de saúde

Escolha 1 recurso médico on-line confiável (por exemplo, a Mayo Clinic) para realizar a verificação de sintomas on-line, diz Casillo.

Reduza o número de vezes (e quantidade de tempo) que você conduz pesquisas. Tente reduzir para uma vez por dia durante 10 minutos.

Reconhecer e atrasar o impulso

Se você sentir necessidade de pesquisar algo relacionado à saúde, não aja imediatamente por esse impulso. Espere uma hora e veja se o desejo ainda existe naquele ponto.

Desligue o telefone

Pode ser muito mais difícil ignorar um impulso de pesquisar se você estiver sentado na frente de uma tela. Casillo sugere envolver-se em outras atividades quando você estiver se sentindo ansioso que promova o bem-estar, como fazer exercícios, dar um passeio ao ar livre, jogar, assistir a um show divertido ou cozinhar.

Desafie seu pensamento

Embora seu instinto inicial possa ser imaginar o pior cenário possível, procure razões alternativas e mais neutras pelas quais você pode estar experimentando esses sintomas, diz Casillo.

Se ler notícias de saúde o assusta, tente olhar para elas de um ponto mais subjetivo, em vez de um ponto de vista pessoal / emocional.

Fique confortável com o desconfortável

A incerteza, especialmente agora, existirá não importa o que aconteça, então temos que encontrar uma maneira de conviver com ela sem permitir que ela tome conta. Mayer compara isso a jardinagem quando você sabe que há abelhas por perto. Você deve estar ciente deles, mas essa consciência não deve impedi-lo de fazer o que você gosta.

O que queremos fazer é ajudar as pessoas a responderem de forma mais eficaz, abrindo espaço para a incerteza, para que possam voltar à sua vida, à sua família, aos seus amigos, às coisas com que se importam ', diz ele.