Black Narcisssus 'Aisling Franciosi sobre interpretar uma freira e as complexidades de um covarde

Aisling Franciosi não começou como uma rebelde. _ Eu nunca coloquei um dedo do pé fora da linha. Eu não fiz a coisa rebelde quando adolescente - e isso se tornou minha identidade ', afirma o homem de 29 anos, com naturalidade. Esse perfeccionismo a levou a obter um lugar cobiçado no Trinity College Dublin para estudar francês e espanhol.

Então, foi um pouco estranho quando ela decidiu sair da universidade para estrelar como Katie Benedetto ao lado de Jamie Dornan no drama policial da BBC A queda . ‘Atuar me deu a liberdade de fazer e dizer o que diabos eu quiser sem repercussões’, diz ela.

Franciosi está ligando de seu quarto de hotel em Vancouver, Canadá, onde ela voltou a gravar um filme atualmente sem nome com Sandra Bullock - ‘Ela é adorável, apoia e inteligente’ - depois que o projeto foi interrompido em março devido à pandemia. Normalmente, você a encontrará em sua casa adotiva em Nova York, jantando no East Village ou recebendo amigos em casa. Além de correr e pular durante o bloqueio (ela pega uma corda de pular aonde quer que vá), Franciosi estima que assou mais de 20 pães de fermento. ‘Eu era um lote básico!’, Diz ela.

Aisling Franciosi Dimitrios KambourisGetty Images

Nascida em Dublin, filha de mãe irlandesa e pai italiano, ambas as partes da herança do ator são parte integrante de quem ela é. ‘Eles proporcionam diferentes sensações de casa’, diz ela. 'Eu associo verões com Itália, mas há um certo cheiro no ar irlandês que me relaxa instantaneamente.' Com créditos em A queda e Guerra dos Tronos - ambos filmados na Ilha Esmeralda - e seguindo o recente sucesso da BBC Three's Pessoas normais , ela nunca se sentiu mais orgulhosa de ser irlandesa. ‘A Irlanda sempre teve um legado de grandes artistas. Por um tempo, não apreciamos o suficiente em casa. '

Aisling Franciosi Portfólio MondadoriGetty Images

No ano passado, Franciosi ganhou aclamação da crítica e um prêmio por seu papel em Jennifer Kent's O rouxinol (o elenco e a equipe dormiram em cabanas de pesca na floresta da Tasmânia durante as filmagens). O filme narra um condenado irlandês de 21 anos em 1825, caçando um oficial britânico com a ajuda de um rastreador aborígine. O filme apresentou cenas de estupro angustiantes, para as quais Franciosi conduziu uma pesquisa aprofundada, encontrando-se com sobreviventes de violência doméstica e psicólogos clínicos.

Acima de tudo, é a empatia e a escrita verdadeira que a motiva. _ Se você está lidando com algo importante que é tão doloroso, não vejo sentido se você não vai tentar fazer isso com o máximo de coração possível, _ explica ela. Mas Franciosi observa que, embora esteja feliz em interpretar papéis sombrios, ela não se importaria em estrelar uma comédia um dia. ‘Empatia não é apenas conectar mágoas e traumas, mas, igualmente, as alegrias que sentimos’, diz ela.

Este mês, ela estrela a adaptação para a BBC do drama psicológico de Rumer Godden Narciso Negro sobre um grupo de freiras anglicanas no Himalaia. Filmando no Nepal, sem internet ou serviço de telefone, a localização remota ajudou o elenco do show - que inclui Gemma Arterton e Jim Broadbent - a se unir.

Aisling Franciosi BBC Pictures

‘Passamos as noites ao redor do fogo e nos conhecemos rapidamente’, diz Franciosi. Um dos maiores desafios, no entanto, não era tanto sua localização remota, mas sua fantasia. 'As toucas antigas foram projetadas para manter a custódia dos olhos e evitar distrações, para que as freiras pudessem se concentrar exclusivamente em servir a Deus', diz ela. _ Mas eles eram horríveis de usar! A forma e as camadas de tecido significavam que mal podíamos ver ou ouvir um ao outro.

Este conteúdo é importado do Instagram. Você pode encontrar o mesmo conteúdo em outro formato ou pode encontrar mais informações em seu site.

Felizmente, o estilo do dia-a-dia de Franciosi ('alfaiataria descontraída com um pouco de forma') não é tão restritivo. O fã da Chanel dá crédito à estilista Rebecca Corbin-Murray por mudar sua mentalidade quando se trata de moda. 'Cada ator tem algo em seu traje que os ajuda a entrar no personagem', explica ela. 'Para mim, são sapatos - eles afetam a maneira como você anda. Aprendi que as roupas também podem mudar a forma como você se sente e se apresenta em sua vida pessoal. Se você tem um casaco e um par de sapatos decentes, você é de ouro! 'Dois sapatos bons com sapatos excelentes? Parece uma combinação vencedora.

Black Narcissus está chegando à BBC One e iPlayer em dezembro

Este conteúdo é importado do YouTube. Você pode encontrar o mesmo conteúdo em outro formato ou pode encontrar mais informações em seu site.

Este artigo aparece na edição de dezembro de 2020 da ELLE UK.

Gostou deste artigo? Inscreva-se no nosso boletim para que mais artigos como este sejam entregues diretamente em sua caixa de entrada.

Precisa de mais inspiração, jornalismo atencioso e dicas de beleza doméstica? Assine a revista impressa da ELLE hoje! ASSINAR AQUI

Histórias relacionadas
Este conteúdo é criado e mantido por terceiros e importado para esta página para ajudar os usuários a fornecerem seus endereços de e-mail. Você pode encontrar mais informações sobre este e outros conteúdos semelhantes em piano.io